top of page
subpaginatextos.png
CRÔNICAS DIVILAS.png

Welcome visitors to your site with a short, engaging introduction. Double click to edit and add your own text.

34f9abf3-c8fe-439d-82b9-b6e3aedf854c_edi

CRÔNICA DIVILAS

PAREDE LISA.png
Buscar

Jornal Pioneiro: O Hip Hop na Socioeducação R(ap) A(dolescentes) P(ajada)

Atualizado: 5 de jul. de 2025


O hip-hop em parceria com a socioeducação propõe conexões direta com os adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa.


Apresentando a possibilidade para ampliar horizontes, o universo e o interesse dos adolescentes pela cultura hip-hop.


O RAPajador é um projeto que aproxima a cultura Hip-Hop à cultura Sul-Riograndense e mesmo platina, propondo um encontro das rimas do rap com os versos da pajada, mediados pelo DJ Hood, o acordeonista Rafa de Boni e a rima de Chiquinho Divilas.


Com uma visão mais crítica, aproximando os jovens do contexto histórico do movimento cultural, enquanto instrumento de reflexão, destacando seu potencial questionador, transformador e reivindicatório.


É a batida seca com a mensagem áspera,

com atividades de literatura através da letra do rap e funk, oficinas de dj, pajada e a produção de uma música no próprio local.


O projeto é parceiro da socioeducação e acredita no potencial musical para promover o desenvolvimento do pensamento critico sobre o cotidiano e realidade dos adolescentes.


O RAPajador: rap, adolescentes e pajada, contemplou o CASE, CASEMI e CREAS de Caxias do Sul.

“Cravamos”, literalmente, um estúdio móvel, dentro das instituições e gravarmos suas vozes, ansiedades e novas possibilidades. E através das suas rimas,

produzimos conteúdos potentes. A intenção é que por meio desse projeto os adolescentes possam produzir novos sentidos mais particularizados para suas histórias.


A socioeducação compreende nos processos educativos, muitas vezes, desconhecido

pela sociedade, direcionados aos adolescentes em conflito com a lei, visando a não reincidência infracional. As Medidas aplicáveis aos adolescentes envolvidos na prática de um ato infracional estão previstas no artigo 112 do Estatuto da Criança e do

Adolescente (ECA), o qual apresenta, de forma gradativa, as medidas a serem aplicadas, desde a advertência até a privação de liberdade.


O projeto RAPajador: rap, adolescentes e pajada tem financiamento de Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon e Fundação Marcopolo.



 
 
 

Comentários


CHIQUINHO-DIVILAS-logo1-preto.png

Manda um Salve!

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok
bottom of page