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CRÔNICA DIVILAS

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O RAP COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO EDUCACIONAL RAPensar a Educação

  • chiquinhodivilas
  • 4 de jul.
  • 2 min de leitura

A realidade em que as escolas estão inseridas são as mais diversas, sendo que nos bairros pobres, inúmeros agravantes corroboram com a dificuldade de diálogo entre escola, família e comunidade.


Falta de empregos, violência, negligência, má distribuição de renda, escolas mal aparelhadas, entre outros. Sou rapper e Educador social, iniciei a minha trajetória com o RAP em 1997.


Com o passar do tempo, paralelo à prática e vivência urbana, fui buscar embasamento acadêmico no qual encontrei autores que abordam a educação musical na contemporaneidade, apresentando propostas práticas com o hip-hop para a sala de aula.


A cultura hip-hop tem trazido para dentro da sala de aula manifestações importantes para a produção de novos saberes e novos conceitos, buscando formar uma geração mais participativa, chamando o aluno para o reconhecimento, proporcionando o aumento da autoestima.


Após a conclusão da pesquisa de mestrado, com o tema: Hip-Hop como contribuição para o aprendizado educacional nas escolas das periferias, tive a oportunidade de enxergar melhor o interesse que o hip-hop despertou nos estudantes.


Desta forma, aproximar a rua e a escola através

da cultura hip-hop propõe a criação de um círculo virtuoso de paz, entendimento e pertencimento

dos estudantes à sua comunidade.


Gera também um conceito amplo que distingue os pontos fortes e fracos na busca da cidadania em prol da construção de uma geração protagonista.


Manifestações importantes para a produção de novos saberes, novos conceitos, formando uma geração mais participativa, já que chama o estudante para o reconhecimento, proporcionando autoestima.


Tal perspectiva, epistemologicamente falando, alinha-se com Paulo Freire (1980).


Trata-se na prática da ressignificação propriamente dita, compreendendo o hip hop como

uma ferramenta de expressão, canalizando discussões sobre o cotidiano vivido pelos jovens da

periferia.


RAPensar e sistematizar um método pedagógico voltado à educação e cidadania, tendo

como base o hip-hop e seus elementos.

ree

Grafite, dança, Mc e Dj. Tudo isso dentro da escola.

 
 
 

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